Assim como qualquer produto eletrônico, câmeras eventualmente podem apresentar problemas. O que fazer quando isso ocorre? A gente te ajuda!
Preparamos um guia de direitos e deveres do consumidor ao recorrer a uma assistência técnica nestes casos.
 
 
O que eu faço se comprei minha câmera no exterior?
Uma das grandes dúvidas é sobre a garantia do equipamento adquirido no exterior ou através de importadores. Fique tranquilo, empresas que representam marcas estrangeiras no Brasil tem o dever de atender a garantias internacionais e prestar assistência.
 
Isso é previsto na Lei 8.078/90, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ou seja, o representante da marca é o responsável por resolver o problema, mesmo que seja necessário enviar o artigo para fora do país para reparo (se não houver mão de obra técnica ou peças de substituição no Brasil). Em geral o fabricante tem 30 dias para devolver o produto em perfeitas condições de uso.
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Dica importante: Antes de realizar uma compra no exterior, verifique no site do fabricante a relação mundial de assistências técnicas. Isso deixará você mais seguro com a compra e, caso realmente precise utilizar esse serviço, já saberá onde encontrar.
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Qual a diferença entre assistência autorizada e especializada?
A assistência autorizada é ligada ao fabricante. Já a especializada, apesar de ter o mesmo potencial para oferecer um bom serviço, não possui vínculo nem reconhecimento do fabricante. Então, se o seu produto estiver na garantia, é para a assistência autorizada que você deve levá-lo.
 
O que pode comprometer o reparo de um equipamento?
Há casos onde o reparo do produto necessita de alguma peça específica. Se essa peça não existir mais no Brasil, a demora para a importação é estimada entre 30 a 90 dias. Existe ainda, uma outra situação: é comum que acidentes com o equipamento sejam causados pelo próprio usuário, como impactos fortes, entrada de água e areia e a exposição do sensor a raio laser (usado em festas). Por isso, cuide bem de sua câmera, sempre!
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E atenção! Independente de onde foi sua compra, nota fiscal e termo de garantia são documentos essenciais para reclamar o direito de garantia e reparo do produto. Em qualquer lugar do mundo, a garantia de um equipamento possui o prazo mínimo de 90 dias, porém algumas marcas podem oferecer prazos ainda maiores.

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Se você tiver problemas para ser atendido, é indicado registrar reclamação junto ao Procon de sua cidade, que solicitará esclarecimentos junto à empresa.
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