A Composição é muito mais do que enquadrar e clicar. Isso é o que um amador/iniciante faz ao se deparar com uma paisagem.

Mas nós, pessoas que amamos fotografar e sabemos que nossa imagem transmite várias sensações, temos que treinar nosso olhar para descobrir, no ambiente mais comum, um ângulo surpreendente.

Você pensa que a gente nasce com esse dom? Até poderia, ….mas a maioria das pessoas acaba treinando seu olhar fotográfico para compor uma imagem harmônica e impactante.

O instrutor Leandro costuma dizer que, “ao enquadrar, em uma fração de segundos, o seu olhar faz um scanner sobre a área que a ser fotografada e nesse momento ele descobre elementos que enriquecem sua imagem, e outros que devem ser retirados do enquadramento. Então, na maioria das vezes, basta um movimento pro lado, pra cima ou pra baixo, para que o cenário revele outra imagem”.

composicao regratercos

Clique na imagem para acessar.

E como treinar o olhar? Estudando as técnicas de composição e, especialmente, observando o mundo e suas formas.

Estamos rodeados de linhas horizontais, verticais, diagonais, circulares e todas podem ser aproveitadas a favor da imagem e da emoção que queremos transmitir. Força, foco, dinamicidade, delicadeza ….são tantas possibilidades. Cabe ao fotógrafo sentir e decidir.

 

composicao_movimento

Clique na imagem para acessar.

Preparamos um material muito prático e repleto de exemplos, para lhe ensinar técnicas para treinar seu olhar. É gratuito para todas as pessoas que desejam observar o mundo de um modo mais interessante, e encontrar nas linhas, cores e formas, a possibilidade de transmitir as emoções.

Guia de Composição completo

Um abraço! Aline Tonini e Equipe da Qualificar Brasil Cursos

Share: