É incrível!

A natureza sempre nos surpreende! Seja com o sol nascendo ou se pondo em meio aqueles tons de amarelo e laranja incríveis, durante uma tempestade em que o céu se transforma num jardim de raios, ao encontrarmos uma floresta que parece nunca ter entrado em contato com o ser humano ou, simplesmente, ao descobrirmos uma borboleta diferente em nosso jardim.

Ficamos sempre impressionados com a beleza e exuberância da natureza. E, normalmente, nosso primeiro instinto é o de registrar o que estamos vendo, certo?!

O que muitas vezes acontece é que não conseguimos fazer a foto mostrar exatamente o que vimos, parece que falta alguma coisa. E é para lhe ajudar a capturar esses momentos com maior qualidade que, a seguir, damos uma série de dicas para fotografar natureza e animais.

Mas lembre-se que técnica não é tudo! É preciso que você treine seu olhar para conseguir ver e assim obter imagens desses momentos.

Dica 1: Salve os arquivos em RAW

Embora tenhamos bastante cuidado com a iluminação do ambiente ao realizarmos fotos da natureza ou de animais, é comum as fotos ficarem subexpostas (muito escuras). Nesses casos, ter a imagem em RAW é fundamental para na hora da edição conseguir deixar a luminosidade no tom certo sem perder em qualidade de imagem.

 

Dica 2: Invista numa lente de qualidade

Essa dica é válida principalmente se você deseja tornar como profissão o hobby de fotografar a natureza e animais. Neste caso, ter lentes com uma boa abertura (F2.8 ou menos) é fundamental, pois assim você garante que entrará bastante luz pela lente e que não ocorrerão ruídos excessivos na imagem.

Dica 3: Carregue o flash sempre com você

Ao fotografar na natureza, observarmos que há muito contraste entre as cores e isso é lindo! Mas na maioria das vezes ao fazermos a foto esse contraste não fica tão aparente devido ao excesso de sombras. Nessa hora o uso do flash é importante. Você pode regulá-lo para que compense a falta de luz e dê brilho e vida ao que está sendo fotografado.

 

Dica 4: Cuide a composição das imagens

Ao fotografar animais, plantas e a natureza de modo geral é necessário estudar composição para que assim as fotos fiquem atraentes para o observador. A regra dos terços é sua aliada, com ela você pode dar um novo olhar aquilo que parece comum. Mas fique atento que não basta apenas ler sobre composição. É necessário que você pratique e muito para que na hora de fotografar consiga, rapidamente, fazer o enquadramento correto.

Dica 5: O tempo nublado é seu aliado

Normalmente, ao fotografar procuramos a luz do sol para que tenhamos maior luminosidade e efeitos variados, mas ao fazer imagens na natureza o sol pode causar muitas sombras e reflexos indesejados. Sendo assim, aproveite os dias nublados, pois as cores são intensas e o contraste entre elas apresenta um tom mais natural.

Dica 6: Aproxime-se do que você vai fotografar

Muito da beleza de se fotografar a natureza, mora nos detalhes. Seja no tom das penas do pássaro ou nos limbos das folhas nas árvores, capturar essas características dará a você imagens diferenciadas sobre o objeto retratado.

Cuidados especiais:

A natureza por si só já é o cenário perfeito, mas saber usar os elementos dela a seu favor é um diferencial. Dependendo do ângulo dois galhos poluem o ambiente, mas podem também criar uma moldura para sua foto.
Outro detalhe importante é cuidar para não fotografar animais fora de contexto, pois isso pode causar desconforto no observador. O ideal é sempre capturar o animal em seu habitat, agindo conforme seu extinto.

Com essas dicas e cuidados, você pode eternizar os momentos que mais lhe chamam atenção na natureza. Basta estar atento aos detalhes do cenário e das configurações da sua câmera.

Ah! E vem saber detalhes sobre nossos Cursos completos de Fotografia! Temos muito a ensinar!

Share: