Além dos eventos, um dos mercados mais trabalhados pelos fotógrafos são as sessões de família: gestantes, bebês, adolescentes,

Imagem aluna Luana Edtt

namorados e famílias completas. É fácil entender, nós, seres humanos, estamos rodeados por nossos amores e somos felizes em pequenos momentos de carinho. Com a fotografia, queremos guardar esses sentimentos para sempre.

Fotografia de Retratos/Books!

Ao iniciarem seus treinamentos em Fotografia, a grande maioria dos estudantes relata que amigos se oferecem para serem fotografados, ou seja… iniciam aí os estudos em Fotografia de Retratos. Essas primeiras imagens, que são adoradas pelos amigos, acabam se tornando passos importantes do aprendizado. Neste momento o erro é permitido, e o estudante geralmente é incentivado a ir além, e como sabemos… se mostrarmos que estamos produzindo imagens de pessoas, outras pessoas irão nos procurar.

Desta forma, a porta de entrada para o mundo fotográfico, para a maioria dos profissionais, são os retratos, books e os eventos. E isso é ótimo, pois geram oportunidades financeiras bem interessantes.

O que acontece, é que muitos profissionais acabam permanecendo nesta área, mas há os que desejam ter outras especialidades, para atender outros mercados também. Bem, amplia-se assim a gama de clientes.

Para quem fica na Fotografia de Retrato, é de grande importância a sua forma de lidar com as pessoas.

Imagem aluna Luanna Araújo

Ser fotografado é uma experiência super diferente para a maioria das pessoas, por isso a forma como o fotógrafo conduz esse momento, é tão importante quanto o resultado das imagens. Conversar com a pessoa, explicando como pretende fazer, mostrar algumas imagens na câmera, descontrair, é super importante. É essa experiência que seu fotografado irá compartilhar e indicar aos amigos.

Lembre-se também, que a produção (cabelo e maquiagem) irão compor a imagem na cena, e tornarão a pessoa muito mais bonita, além de ajudarem a criar a clima pra fotografia. O foco da imagem tem de ser nos olhos.

Fique atento para cumprir o prazo de entrega, entregar as imagens como combinado e em materiais de qualidade (quando em álbuns encadernados) e também, a não exagerar nas limpezas de pele na edição. Muitas pessoas deixam de fotografar em estúdios que mudam a aparência do fotografado em demasia. As pessoas querem se sentir belas, mas se reconhecerem nas imagens.

 

Nesta área você poderá desenvolver cenários, poses e roupas próprias. É interessante buscar locações diferenciadas e nas locações, fique atento para evitar mosquitos e leve sempre água e alguma alimentação para você, sua equipe e o fotografado. Isso demonstra organização e cuidado com as pessoas.

 

Imagem aluno Andreas Ilek

Para gerar novas ideias e provocar o desejo em seu fotografado, gerando assim mais lucro para seu negócio, fotografe a ideia de forma gratuita para alguém, e exponha. Por exemplo… quer trabalhar com poses interessantes de famílias e ser conhecido como um excelente fotógrafo para famílias inteiras? Chame algumas famílias que você conhece e fotografe da forma como está pensando. Dê as imagens pra elas de forma gratuita e peça para mostrarem aos amigos. Coloque essas imagens em sites e redes sociais e verá que outras pessoas desejarão o mesmo trabalho.

 

Além de todo o domínio fotográfico que você deve ter, pois tem de mostrar ao fotografado que tem segurança com seu equipamento, é bom lembrar que a fotografia de retratos é composta pela experiência do momento e pelo resultado entregue ao cliente.

Bom trabalho!

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe ou envie aos seus amigos que gostam de fotografia. Eles também vão gostar de receber esse material.

Share: