Olá pessoal!

Muitas imagens chamam nossa atenção por  darem às pessoas um ar de “modelo”. As pessoas ficam iluminadas, ganham força e destaque em relação ao ambiente. Isso se deve a uma boa iluminação.

O uso da luz de cabelo, ou luz de recorte, é uma técnica que gera esse resultado.

Adiciona-se um ponto de luz em um dos lados atrás da pessoa. O bacana é que esse ponto extra de luz pode ser o sol (em externas) ou leds, flash e outros tipos de luminárias em estúdio.

O cuidado fundamental que o fotógrafo precisa ter é que, se essa luz for muito forte atrás da pessoa, a modelo poderá ficar escura na frente, e então ele precisará usar mais um ponto de luz para iluminar a frente da modelo.

Veja os exemplos abaixo e suas explicações:

Há nesta imagem o aproveitamento da luz do sol para luz de cabelo. O fotógrafo posicionou a modelo de uma forma que suas costas ficaram iluminadas por um feixe de luz do sol, porém a parte da frente de seu corpo também ficou naturalmente iluminada. Ótimo!

 

 

Já nesta imagem, propositalmente, a fotógrafa posicionou a modelo ao lado de uma janela, de forma que a luz do sol iluminasse apenas um lado de seu corpo, causando uma luz de recorte.

Essa luz valorizou a barriga da gestante, o que era o objetivo.

Caso a fotógrafa desejasse iluminar mais a modelo, poderia usar mais um ponto de luz (led, flash, lanterna, ou outro tipo) em seu lado esquerdo.

Abaixo compartilhamos com você uma página de uma de nossas apostilas que ensina sobre luz de cabelo em estúdio. Para ampliar a imagem, basta clicar nela.

A propósito: Sto-fen é uma pequena capa de difusão de luz que pode ser colocado na ponta de um flash.

 

Gostou do conteúdo? Então inscreva-se aqui em nosso site para receber nossas dicas.

Share: